A Prefeitura de Barbalha por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), promoveu na última quinta-feira, 06, o Cortejo do Dia de Reis na cidade com o Reisado de Congo São Miguel Arcanjo, Reisado de Congo do Mestre Nêgo, Reisado de Congo José de Arribamar e Folia de Reis Mestre Joaquim Mulato.
O tradicional Cortejo de Reis percorreu algumas das principais ruas do município reunindo brincantes de diferentes idades, homens e mulheres, numa passeata ao som de zabumbas e pífanos das bandas cabaçais. A concentração foi no largo do Rosário e a última parada foi na sede da secult, na Rua da Matriz.
Maria Adriana da Silva, de 41 anos, está entre as brincantes mulheres do grupo José de Arribamar, e compartilhou como foi participar do cortejo: " Essa foi a nossa primeira apresentação do ano e é muito gratificante celebrar dessa maneira, cultura pra mim é tudo".
O Cortejo de Reis fechou a programação do Natal de Esperança e Luz do Município, e em sua fala de fechamento, o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, ressaltou a importância da celebração para a cultura barbalhense: "Tudo isso faz parte da nossa identidade e do nosso orgulho em ser barbalhense e é com muita alegria que a gente resgata a partir deste ano a Festa de Reis, que é uma tradição nossa como cristãos e barbalhenses e isso só foi possível porque nós temos o total apoio da nossa gestão".
O Prefeito Guilherme Sampaio também acompanhou o cortejo e discursou em agradecimento pela celebração do Dia de Reis e garantiu que cuidará para que o ano inteiro seja de manifestações culturais. "A nossa identidade é a nossa cultura, é o que faz a gente diferente. Vamos valorizar ainda mais a nossa cultura com ações durante o ano inteiro", pontuou o prefeito.
A Secult já no mês de janeiro lança ações que serão efetivadas durante todo o ano de 2022. O resgate do Cortejo de Reis na cidade marca o início de uma jornada de muitas celebrações da cultura barbalhense.