A vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade deve iniciar nos próximos dias. A Secretaria de Saúde de Barbalha já está mobilizando pais, mães e responsáveis para a realização do cadastro de seus filhos na plataforma Saúde Digital do Governo do Estado.
O município de Barbalha está aguardando a chegada das doses de vacina contra a Covid-19 que serão destinadas a este público. Da mesma forma como aconteceu com adolescentes e adultos, somente serão vacinadas as crianças que tiverem seu cadastro realizado.
Vale ressaltar que a aplicação do imunizante em crianças e adolescentes obedecerá a ordem de agendamento realizada através da plataforma. O sistema é um aliado na organização e otimização do plano de imunização que permite o acompanhamento do cadastro da população nos grupos prioritários e o agendamento da vacinação, proporcionando transparência às filas.
O acesso deve ser feito no site vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. Para realizar o cadastro é obrigatório apresentar o número do CPF e do Cartão Nacional do SUS (CNS), que pode ser verificado através do ConecteSUS, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua.
Caso a criança ainda não tenha o registro do Cartão Nacional, os responsáveis podem procurar o Agente de Saúde da sua área para receber orientações para emissão do cartão ou ainda, se dirigir até a sede da Secretaria de Saúde.
Como fazer o Cadastro no Saúde Digital
Para fazer o cadastro no Saúde Digital é preciso informar dados pessoais da criança como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato.
1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção “Ainda não tenho cadastro”
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro
Os responsáveis pela criança precisam ficar atentos aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Barbalha para conferir a disponibilização das doses para a faixa-etária e realizar o agendamento no Saúde Digital.