Barbalha iniciou nesta segunda-feira, 17, a vacinação para o público infantil do município. A imunização teve início a partir das 14h, no Centro de Especialidades e Diagnósticos Joaquim Cruz Cartaxo – CED. Neste primeiro momento, foram vacinadas 150 crianças de 11 anos de idade.
Nesta terça-feira, 18, mais 150 doses serão ofertadas para esta mesma idade também no turno da tarde no CED. Já no turno da manhã começará a vacinação de crianças com 10 anos de idade, no ESF Rosário. Oitenta vagas foram disponibilizadas para agendamento através da plataforma Saúde Digital.
Lucivania Severo é a mãe de Gabriele Severo Ferreira, a primeira criança barbalhense a receber a vacina contra a Covid-19. Ela disse que o imunizante foi muito aguardado por toda a família “Estava ansiosa para que esse dia chegasse. Daqui a dois meses retornaremos para tomar a segunda dose”, confirmou. Já a pequena Gabriele contou com entusiasmo sobre o momento. “Não doeu e eu não vejo a hora de voltar para tomar a segunda dose”, disse.
Cadastramento
A meta da Secretaria de Saúde é cadastrar 6.037 crianças barbalhenses. Até esta segunda-feira, 2.821 já haviam sido cadastradas na Plataforma Digital.
A Secretaria de Saúde aguarda ainda a disponibilização de mais doses de vacina contra a Covid-19 para crianças a partir de 05 anos de idade. Agentes de Saúde e servidores das UBSs estão orientados a estimular e auxiliar pais, mães e responsáveis a cadastrarem suas crianças na plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado e a ficarem alertas para quando houver a disponibilização para o agendamento do dia, local e horário de vacinação.
A Secretária de Saúde, Sheyla Martins, afirmou que o objetivo é levar a vacinação para todas as UBS para que a imunização aconteça mais próxima da casa de cada cidadão. “É importante que façam o cadastro para garantir a vacinação da criança e que Barbalha receba cada vez mais doses. A vacina é muito importante porque protege as crianças de forma individual e coletiva”, destacou Sheyla Martins.