A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, da Secretaria de Saúde de Barbalha está promovendo a campanha Janeiro Branco. Além dos debates e rodas de conversa no sentido de levar informações a respeito de cuidados sobre a saúde mental, o setor também tem desenvolvido ações de conscientização e atividades com técnicas de relaxamento, práticas holísticas em harmonia com os profissionais que atuam na rede.
A campanha Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
De acordo com o Coordenador da Rede de Saúde Psicossocial, Tiago Figueiredo, o mês de janeiro é um momento propício para se falar sobre saúde mental pois é um período de incertezas, tensão e preocupações e as técnicas de relaxamento são essenciais para aliviar o cansaço do cotidiano. “As pessoas estão mais propensas a pensarem sobre suas vidas no começo de ano, sobre suas relações sociais, condições de existências, suas emoções e sentidos existenciais. Sempre fazemos muito essas reflexões do final para o início de ano.”
Barbalha conta com uma Rede de Atenção Psicossocial que inclui os equipamentos (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III, Centro de Atenção Psicossocial, CAPS AD e Centro de Atenção Psicossocial Infanto/Juvenil CAPSi.
A RAPS é formada por uma equipe multiprofissional com psicólogo, médico psiquiatra, pedagogo, terapeuta ocupacional, assistente social, professor de artes, enfermeiros, entre outros profissionais.