A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Josefa Alves de Sousa está concorrendo com um projeto de Leitura Inclusiva para crianças com deficiência e transtornos cognitivos na 1ª Chamada de Emendas Participativas promovida pelo Deputado Federal Idilvan Alencar. A chamada vai selecionar iniciativas através de voto popular para destinação de recursos de emendas parlamentares individuais impositivas. A votação ficará disponível até 10 de fevereiro através do link https://emendasparticipativas.idilvanalencar.com.br/.
O Projeto de Leitura Inclusiva está em ação na EEF Josefa Alves de Sousa desde 2021 atendendo, de forma remota, 40 crianças. Com o incentivo a que estão concorrendo, estima-se que poderão atender mais de 60 crianças, abrangendo alunos de outras escolas do Município. O projeto assiste crianças com dificuldades na fala e aprendizagem, e também aquelas que não chegaram a ser alfabetizadas, trabalhando os potenciais da pronúncia, dicção e conversação a partir da leitura com aparato e cuidados especiais. O projeto já reabilitou crianças monossilábicas e aquelas que nunca tiveram nenhuma iniciação à leitura.
Com o incentivo das Emendas participativas, a escola teria como melhorar significativamente o desenvolvimento do projeto, com mais equipamentos e aparato, aprimorando os desempenhos e ampliando o número de crianças atendidas. O Projeto de Leitura Inclusiva da EEF Josefa Alves de Sousa foi selecionado, dentre mais de 330, ficando entre os 60 classificados para a etapa final do processo de escolha das propostas a serem beneficiadas com até 200 mil reais cada.
Serão R$ 1.200.000,00 em recursos, distribuídos entre os projetos selecionados nas categorias Causa Animal, Cuidado com Idoso, Cultura, Educação Inclusiva, Esporte e Meio Ambiente. Toda a população barbalhense pode ajudar o projeto de Leitura Inclusiva da EEF Josefa Alves a ser contemplado, selecionando a proposta na aba de "Educação Inclusiva" na votação em curso no site https://emendasparticipativas.idilvanalencar.com.br/.