A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), através da Gerência de Artesanato e Economia Solidária, promoveu um intercâmbio com o Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar e o Grupo das Mulheres Artesãs de Barbalha na última sexta-feira (4), no acampamento Rancho dos Catadores de Pequi da Serra Araripe, que reuniu a participação de 38 pessoas.
A programação do intercâmbio contou com momentos de interação conduzidos por educadores populares, dentre eles a Gerente de Artesanato e Economia Solidária do Município, Lindicássia Nascimento, o presidente da UNAB e do Sindicato Rural de Barbalha, Jerônimo Gonçalves e Risoneide Rocha. Na ocasião, foi realizada a mística para encorajamento na vida, canto, dança e reza da cultura indígena, além da vivência com o extrativismo na produção do óleo do pequi.
O momento de troca de saberes sobre o óleo de pequi foi conduzido pelo extrativista Estelio Bernardino, natural do munícipio de Jardim-CE, que repassou seus conhecimentos durante o intercâmbio solidário com a apresentação na prática do método para produção e extração do óleo do pequi.
Além dos integrantes dos grupos, estiveram presentes ainda o secretário da STDSMDH, Sandoval Barreto, o professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que conduziu a vivência indígena para resgate da ancestralidade, Dr. Eduardo Vivian Cunha, a vigilância sanitária representada por Alex Josberto, a professora do CVTEC, Regina Cassundé e Neto Sobral da Escola de Saberes de Barbalha.