A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promoveu entre os dias 16 e 19 de fevereiro, no Parque Natural Municipal Luís Roberto Correia Sampaio, no sítio Riacho do Meio, o curso de viveirista para criação de viveiros e produção de mudas. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O curso contou com aulas teóricas e práticas sobre o manejo de mudas em viveiro e foi ministrado pelo instrutor do SENAR, Josemar Brito. Durante os quatro dias, os alunos aprenderam sobre como planejar, instalar e quais tipos de viveiros são recomendados para cada ambiente. Além disso, durante as aulas práticas, os participantes aprenderam sobre o uso e manuseio de ferramentas, equipamentos e materiais necessários para produção de mudas.
Josemar destacou a importância de aliar teoria e prática durante o curso. “O curso tem essa metodologia do aprender fazendo, sem esquecer da teoria. Porque tudo na nossa vida é necessário de uma base teórica para depois aprendermos a prática. Sem o conhecimento não realizamos a prática”, destacou.
Para Vicente Leite, participar do curso o possibilitou adquirir conhecimentos necessários para usá-los nos seus projetos pessoais. “Participar desse curso foi uma riqueza que nunca mais irei esquecer. Acredito que todos que participaram aprenderam. Vou levar todo o conhecimento adiante, para projetos, para repassar para vizinhos e amigos. Foi um curso excelente”, afirmou.