A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), orienta sobre a emissão online do primeiro título de eleitor para os jovens aprovados no ENEM que desejam realizar matrículas nas universidades.
O título é um dos documentos obrigatórios para a matrícula em 2022 e deve estar regularizado até o dia 4 de maio, no entanto é importante não deixar para a última hora a fim de evitar congestionamento dos sistemas.
O primeiro título pode ser emitido de forma totalmente on-line, por meio do Sistema TítuloNet, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do link: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento
Para acessar o sistema, é importante que o jovem esteja com alguns documentos em mão para dar andamento à solicitação, são eles: fotografia com documento oficial de identificação brasileiro (RG, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte), comprovante de residência, e certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Ao acessar o TítuloNet o jovem deve selecionar a Unidade da Federação (UF) na qual reside para o registro do domicílio eleitoral. Nos dados de identificação, busque pela opção “Não tenho” no menu “Título de eleitor”, preencha os campos indicados e siga para a próxima tela. Em “Requerimento Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas. Nesta etapa, pessoas trans ou travestis podem indicar se desejam utilizar seu nome social no título de eleitor.