A Prefeitura de Barbalha continua a promover as ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika. Nesta sexta-feira (25), equipes da Secretaria de Saúde realizaram ações descentralizadas de combate ao mosquito nas comunidades do Rosário, Alto do Rosário e Distrito de Estrela.
A ação educativa tem o objetivo de explicar à população as características e o período de vida em cada etapa do mosquito e conscientizá-los sobre os cuidados para evitar a proliferação do agente transmissor da dengue.
O Coordenador do Departamento de Endemias, Robertson Pereira dos Santos, destacou o papel fundamental da população no combate ao mosquito. “Se cada pessoa fizer sua parte, a comunidade tende a adoecer menos de doenças de arbovirose. Uma comunidade consciente, os riscos de adoecimento diminuem consideravelmente. É importante a conscientização para não acumular água parada, tampar as caixas d’água e tomar cuidado nos recipientes que contêm água como reservatório para que não ocorra a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, concluiu o coordenador.
Todos contra a Dengue
A secretária de Saúde de Barbalha, por meio do Departamento de Endemias, tem intensificado as ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. A campanha “Todos contra a Dengue” já realizou intervenções educativas em diferentes bairros da Zona Urbana e Rural do município.
Além da exposição educativa sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do agente transmissor da dengue, os agentes de endemias realizam intervenções com o larvicida, que elimina as larvas do mosquito em 24 horas, além do uso do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê.