A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), promoveu a I Feira de Empreendedorismo de Barbalha 2022, com o tema ‘Criatividade e Inovação’ nesta sexta-feira, 11, na Praça do Calçadão. A feira foi realizada a partir de parceria entre a Sala do Empreendedor e o Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para fomentar os negócios locais e ser um ponto de encontro para os microempreendedores.
Dos produtos expostos durante a feira, que ocorreu das 8h às 15h, alguns foram submetidos a seleção pela banca avaliativa composta pelo diretor de Trabalho e Renda da STDSMD, Natanel Marcolino, o analista de negócios do SEBRAE, Antonio Aucelio, e o coordenador do Polo Unicesumar Juazeiro, Welligton Calixto, para concorrer a premiação por meio dos quesitos: originalidade, relevância, estratégia de negócio, criação e designer.
O prêmio de primeiro lugar foi concedido para a artista venezuelana Angélica Pacheco, que atualmente mora no Cariri e trabalha na confecção de peças em EVA para decoração e brinquedos educativos. “Desde menina tenho paixão por artesanato e desde então trabalho com isso, agora estou inovando com o EVA fazendo quadros e mulheres negras”, conta.
O segundo lugar foi dado para a empreendedora Cícera Benjamim, que trabalha com sabão artesanal feito com materiais naturais e reciclados, e o terceiro lugar foi para o artesão Cristiano de Oliveira, que levou para a feira a resistência e a história da boneca Mandacá. “O fluxo de visitas e compra foi ótimo durante o dia e a felicidade dos empreendedores em expor seus produtos em praça pública num evento como esse é nossa maior realização. Em breve teremos uma segunda edição para contemplar ainda mais negócios”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Lucia Santana.