A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Endemias, vem realizando durante esta semana, ação educativa contra o mosquito Aedes Aegypti.
A ação tem o objetivo orientar a população a respeito dos cuidados necessários para evitar a proliferação do agente transmissor da chikungunya, dengue e zika vírus. A atividade contou com a participação dos agentes de endemias, realização de panfletagem, busca pelo foco do mosquito e uso do larvicida, que elimina as larvas do mosquito em 24 horas.
A melhor forma de se evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água parada em embalagens, pneus, vasos de plantas e caixas d’água, por exemplo.
Todos contra a Dengue
A secretária de Saúde de Barbalha, por meio do Departamento de Endemias, tem intensificado as ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. A campanha “Todos contra a Dengue” já realizou intervenções educativas em diferentes bairros da Zona Urbana e Rural do município.
Além da exposição educativa sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do agente transmissor da dengue, os agentes de endemias realizam intervenções com o larvicida, além do uso do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê.