A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH) e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizou o II CRAS Itinerante no município nesta quinta-feira, 17, na sede da Associação dos Moradores do Sítio Riacho do Meio. A ação teve início às 9h e prestou mais de 220 atendimentos ao longo da manhã, com diversos serviços como CadÚnico, benefícios eventuais, Conselho Tutelar, Programa Mais Infância, orientações psicológicas, sociais e jurídicas pelo CREAS, e atendimentos de beleza.
De acordo com o Secretário da Pasta, Sandoval Barreto, a ideia é descentralizar alguns dos serviços oferecidos pelo Cras e levar à população que ainda não possui o equipamento na comunidade. “Por ser uma zona rural e ter uma cobertura mais distante do equipamento, acaba por ter uma procura maior de usuários e atendimentos”, conta Barreto.
Além dos atendimentos, a STDSMDH, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou também momentos lúdicos, de socialização como oficinas de colorir e entrega de lembrancinhas para as crianças que acompanhavam os pais. No local, foi promovido também a Feira da Economia Solidária com artistas e artesãs locais como meio para fomentar o protagonismo feminino através da geração de economia local.
Café, Mulher e Poesia
Como parte da programação do projeto Café, Mulher e Poesia, que segue durante o mês de março para homenagear as mulheres, o II CRAS Itinerante promoveu um café da manhã para a comunidade juntamente com a promoção de uma palestra em parceria com o CREAS sobre ‘Direitos e enfrentamento a violência contra a mulher’, oferecendo mais conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência existentes e as redes de apoio no município.