A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH) e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barbalha, segue com a programação mensal do Projeto ‘Café, Mulher e Poesia’ através da realização de rodas de conversas nesta sexta-feira, 18, com mulheres assistidas pelo anexo do CRAS Malvinas e CRAS Santo Antônio.
O encontro no anexo do CRAS Malvinas, no Barro Branco, foi realizado no período da manhã e atendeu as mulheres do território do Minha Casa Minha Vida com uma roda de conversa sobre ‘Saúde da Mulher’, conduzida pelo enfermeiro Valdemir da Silva, em que foram abordados diversos assunto com interação ativa de perguntas sobre exames preventivos, IST’s, câncer de mama, planejamento familiar, violência obstetrícia e parto humanizado.
No CRAS Santo Antônio, a roda de conversa ocorreu no período da tarde com abordagem sobre ‘O papel da mulher mãe nos espaços de trabalho’, com a exposição de histórias de mulheres de luta, garra e superação, que são mães e se desdobram na jornada tripla para cuidar da casa e família enquanto buscam capacitação e trabalho.
Para abrir as duas rodas de conversas, estiveram presentes o secretário da pasta, Sandoval Barreto, a Diretora de Proteção Básica do município, Adriana Lopes. A Gerente de Economia Solidária do Município e uma das idealizadoras do projeto, Lindicassia Nascimento, abriu o momento com poesia. “Nosso objetivo é fortalecer a voz e a vez da mulher, essa poesia é o grito e o incentivo para as mulheres pegarem nas mãos umas das outras a fim de compartilhar experiências e se empoderar na luta”, afirmou.
Café, Mulher e Poesia
O Café, Mulher e Poesia é um projeto social que tem como objetivo fortalecer e encorajar a mulher barbalhense, além de promover a emancipação e o protagonismo feminino nos mais variados espaços da sociedade por meio de rodas de conversas, ações educativas e formativas em todos os equipamentos da assistência.