A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram debate sobre a pactuação do Cidade Empreendedora na última quinta-feira, 17, na Sala do Empreendedor de Barbalha. A iniciativa busca reunir ações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.
No encontro, foram debatidas as necessidades e oportunidades do município, dentre eles o impulsionamento do turismo local através das atividades do Mirante do Caldas, inaugurado em novembro de 2021, e do monumento da estátua de Santo Antônio, que em breve irá compor a rota turística do Cariri. Como encaminhamento, um grupo gestor de trabalho foi montado com representantes da SDE e das secretarias de Cultura, Educação, Planejamento e Gestão.
Dentre os 10 eixos com soluções para melhorar o ambiente de negócios e movimentar a economia local, o plano municipal foi definido partindo de 6 deles: gestão municipal, desburocratização, compras governamentais, inclusão produtiva, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade. O organograma de como se dará a execução do projeto dentro do município está em processo de finalização e em breve será efetivado.