A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH) e em parceria com o Hospital Maternidade Santo Vicente de Paulo e a Associação Comunitária Lucas Dantas (ACOLD), realizou a II ação itinerante do ‘Conectados pela Cura’ no último sábado, 2, no Centro de Referência da Assistência Social do território Santo Antônio, localizado no Parque da Cidade. A ação reuniu mais de 30 participantes, entre mães e crianças beneficiadas pelo programa Mais Infância, que participaram do atendimento com enfermeiras com o objetivo de identificar sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para encaminhamento médico e repasse de informações sobre a importância do diagnóstico precoce. O momento contou também com atividades lúdicas para o público infantil. O Secretário da STDSMDH, Sandoval Barreto, comentou sobre a importância do alinhamento do projeto com os programas ‘Mais Infância Ceará’ e ‘Primeira Infância’ para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer infantil. “Trabalhar no eixo do atendimento precoce traz essa figura da prevenção e de encontrar logo cedo uma linha de cura”, afirma. O projeto consiste em abordagens por profissionais da saúde, que conversam e auxiliam os pais. Caso a criança apresente sinais, o encaminhamento ao médico é realizado para um diagnóstico mais profundo. Por essa razão, de acordo com a representante do HMSVP, Juliana Deise, a avaliação é necessária. “Nos índices observados na pediatria e PS Infantil pudemos identificar que a criança já chegava em fase terminal, então o objetivo aqui é que a gente consiga identificar o mais cedo possível para garantir uma maior segurança de vida a criança”, afirma.
A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH) e em parceria com o Hospital Maternidade Santo Vicente de Paulo e a Associação Comunitária Lucas Dantas (ACOLD), realizou a II ação itinerante do ‘Conectados pela Cura’ no último sábado, 2, no Centro de Referência da Assistência Social do território Santo Antônio, localizado no Parque da Cidade.
A ação reuniu mais de 30 participantes, entre mães e crianças beneficiadas pelo programa Mais Infância, que participaram do atendimento com enfermeiras com o objetivo de identificar sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para encaminhamento médico e repasse de informações sobre a importância do diagnóstico precoce. O momento contou também com atividades lúdicas para o público infantil.
O Secretário da STDSMDH, Sandoval Barreto, comentou sobre a importância do alinhamento do projeto com os programas ‘Mais Infância Ceará’ e ‘Primeira Infância’ para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer infantil. “Trabalhar no eixo do atendimento precoce traz essa figura da prevenção e de encontrar logo cedo uma linha de cura”, afirma.
O projeto consiste em abordagens por profissionais da saúde, que conversam e auxiliam os pais. Caso a criança apresente sinais, o encaminhamento ao médico é realizado para um diagnóstico mais profundo. Por essa razão, de acordo com a representante do HMSVP, Juliana Deise, a avaliação é necessária. “Nos índices observados na pediatria e PS Infantil pudemos identificar que a criança já chegava em fase terminal, então o objetivo aqui é que a gente consiga identificar o mais cedo possível para garantir uma maior segurança de vida a criança”, afirma.