A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), concluiu a capacitação sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) promovido pelo Governo do Estado. O encontro foi sediado no município durante os dias 5 a 7 de abril, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no Parque da Cidade.
O momento de formação foi ministrado pela técnica da Secretaria de Proteção Social (SPS), Luana Inácio, que reuniu 19 orientadores sociais e 16 técnicos de referência dos municípios de Barbalha, Abaiara e Missão Velha imersos em uma programação completa sobre o serviço. “Três dias intensos de formação com dois dias de muita mão na massa para explorar o Serviço de Convivência”, afirma a técnica.
A capacitação foi voltada para subsidiar conhecimentos sobre o SCFV e qualificar a oferta do serviço nos CRAS, que deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. Durante estes três dias foram realizadas oficinas técnicas, atividades, bem como a exploração do manual com relação da teoria e prática dos ciclos de 0 a 6 anos, 6 a 15 anos, 15 a 17 anos e ciclo idoso.