A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde e da Educação, promoveu nesta sexta-feira (08), em parceria com a Unileão e a ATS Cursos Profissionalizantes, a terceira edição do Saúde na Comunidade, no bairro Alto da Alegria.
O evento foi realizado na Escola Maria das Dores Sampaio e contou com a realização de atendimentos psicológicos, odontológicos, exames, testes rápidos e diversas atividades educativas e preventivas.
A dona de casa, Francisca Ferreira, participou do momento com os seus filhos, que realizaram atendimento odontológico. “Trouxe meus filhos hoje para realizar o atendimento com a dentista e foi importante, porque eles receberam a aplicação de produto para evitar a cárie além das orientações que devo repassar para eles em relação aos cuidados com a escovação”, disse.
Combate as Arboviroses
A saúde na Comunidade contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino. Na ocasião, os alunos realizaram exposição de trabalhos educativos no combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Olga Sampaio, coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), falou sobre a importância de trabalhar a prevenção e combate às arboviroses nas escolas. “Através da Educação em saúde, uma vez que a maior arma que temos para prevenir essas doenças, é através do trabalho educativo em nossas escolas, bairros e comunidade de modo geral. A conscientização é sempre a melhor alternativa na luta contra o mosquito”, afirmou. Durante todo o mês de março, às escolas municipais trabalharam temáticas de combate às arboviroses e hoje algumas delas expuseram suas ações para toda a comunidade.