A Secretaria de Saúde de Barbalha, em parceria com o Governo do Estado, realiza nos dias 11 e 12 de abril, de 8h às 17h, a Oficina de Coleta de Dados para a Implantação da Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O encontro é realizado no Auditório da FAMED, na Universidade Federal do Cariri, campus Barbalha.
A oficina tem como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde que já atuam na aplicação de instrumentos de coleta de dados em outras áreas. Segundo o Coordenador da Atenção Básica, Antônio Eclésio, com a implantação desse projeto a população barbalhense integrará a pesquisa que ajudará a construir estratégias e políticas públicas para a saúde com ênfase na proteção às Doenças Crônicas não Transmissíveis.
A capacitação faz parte da estratégia de implantação de um projeto desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará e tem por objetivos implantar um sistema de vigilância dos fatores de risco e proteção para as DCNT em municípios do Estado, além da realização da formação em Educação Permanente em Saúde e subsidiar políticas de saúde pública para o enfrentamento às DCNT.
As DCNT são doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas e representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo.