O Programa PET Saúde Barbalha ofertará serviços de castração e atendimento clínico aos animais em situação de rua.
Na manhã desta sexta-feira (13), foi assinado o convênio entre a Prefeitura Municipal de Barbalha com o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), para prestação de serviços assistencialistas para animais, de pequeno e grande porte, em situação de rua. O evento foi realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e, a partir de hoje, o município de Barbalha contará com serviços de castração e atendimento clínico em medicina veterinária.
Segundo o Prefeito Guilherme Saraiva, Barbalha é o primeiro município da região a ter um serviço de emergência para animais em situação de rua. “Hoje a cidade de Barbalha conta com um suporte bem melhor quando falamos na assistência a causa animal em situação de rua. Praticamente saímos da lanterna e alcançamos a dianteira. Hoje, conseguimos atender animais vítimas de maus tratos e de atropelamentos, graças a esse convênio e espaço de qualidade que a Unileão possui. Agora, torcemos para que esse projeto possa reverberar por outros municípios para que tenhamos o fortalecimento da assistência à causa animal na nossa região”, concluiu.
Sheyla Martins, Secretária de Saúde do município, destacou a estrutura do Hospital Veterinário. “Estamos aqui muito satisfeitos pela estrutura da Faculdade, uma estrutura que irá acolher com atenção os animais, sejam eles errantes ou acolhidos pelas ONGs de Barbalha. Aqui [Hospital Veterinária da União] conseguiremos prestar serviços de castração e assistência clínico veterinária. Nós entendemos que não existe saúde do homem, se não estivermos em harmonia com a saúde animal”, comentou a secretária.
O evento contou com a presença do Prefeito de Barbalha Guilherme Saraiva, da Pró-reitora Acadêmica da Unileão Sandra Figueirêdo, do Deputado Estadual Fernando Santana, Secretário de Meio Ambiente (SEMA) do Estado Artur José Vieira Bruno, Secretários Municipais do Município de Barbalha e estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária.