A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), lançou na tarde desta quarta-feira (18) o projeto ‘Tecendo a Rede por Respeito à Criança e ao Adolescente’. O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), às 15h, na data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Projeto tem como objetivo prevenir, enfrentar e combater a violência contra as crianças e adolescentes do município, mediante ações que acontecerão até setembro de 2022.
Sandoval Barreto, Secretário da STDSMDH, pontua a importância da luta celebrada no dia 18 de maio, bem como das ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Essa data de hoje marca um dia de luta e de enfrentamento. Vamos abraçar esse projeto por nossas crianças e nossos adolescentes. Vamos fazer bonito!”, afirma.
O projeto Tecendo a Rede por Respeito à Criança e ao Adolescente irá realizar ações junto à rede de Educação, Cultura, Saúde e Esporte. A iniciativa também vai focar na capacitação da Rede e em partilhar informações com a população.
No evento, estiveram presentes além do Secretário da STDSMDH Sandoval Barreto, a Secretária Adjunta da pasta, Raquel Pinheiro, o Chefe de Gabinete, Tiago Pereira, além de gestores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Sociedade Pestalozzi de Barbalha, Conselho Tutelar, Complexo Social Mais Infância, entre outros.
Sobre o projeto Tecendo a Rede por Respeito à Criança e ao Adolescente
Tem como objetivo combater e prevenir a violência contra crianças e adolescentes do município de Barbalha, além do abuso e exploração sexual, em suas diversas formas, como pedofilia, abandono, violência psicológica e física e doméstica, por meio de atendimentos multidisciplinares e ações de enfrentamento. Também tem como intuito fortalecer a Rede de atendimento do município, por meio de formação técnica aos profissionais.