A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na terça-feira (1º) uma capacitação voltada ao diagnóstico e tratamento da hanseníase. A ação foi realizada em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e aconteceu no auditório da FAMED/UFCA.
Voltada para profissionais da Atenção Básica, agentes comunitários de saúde e demais servidores da rede municipal, a capacitação teve como foco o aprimoramento da detecção precoce da doença e o fortalecimento das estratégias de cuidado.
Durante o período da manhã, das 8h às 12h, o especialista Dr. Maurício Lisboa apresentou os principais sinais e sintomas da hanseníase, métodos de diagnóstico, protocolos de tratamento e formas de enfrentamento ao estigma que ainda cerca a doença.
À tarde, foi realizada uma atividade prática com foco em técnicas de avaliação clínica, voltada para enfermeiros e médicos de equipes selecionadas por critérios epidemiológicos. A condução foi feita pela terapeuta ocupacional Ilcione Celes Vitorino de Rubim Costa.
Cerca de 250 pessoas participaram do momento, incluindo médicos, enfermeiros, agentes de saúde, estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde. A ação integra o conjunto de atividades voltadas ao fortalecimento da vigilância epidemiológica no município e reforça a importância da educação em saúde e da prevenção dos danos que a hanseníase não tratada pode causar.