A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH) e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barbalha, segue com a programação mensal do Projeto ‘Café, Mulher e Poesia’ através da realização da roda de conversa “O papel da mulher na sociedade”.
O evento foi direcionado às mulheres assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, do território das Malvinas, nesta quarta-feira, 23.
O encontro contou com relato de experiência conduzido pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Mana Rocha, que falou sobre seu papel a frente da representação de agricultores e agricultoras barbalhenses e a importância da conquista desses espaços de liderança. “Só vamos ter o papel na sociedade que queremos se formos buscar, e para isso precisamos estar juntas”, afirma.
A equipe de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamento responsável por acolher mulheres vítimas de violência, também esteve presente com a distribuição de folhetos informativos e explanação sobre empoderamento, como funciona o atendimento, e os tipos de violência e as tipificações existentes. No local, as crianças, levadas pelas mães, participaram de oficinas promovidas por equipes do Programa Criança Feliz e Mais Infância com a realização de diversas oficinas.
Para conduzir as rodas de conversa, estiveram presentes a Gerente de Economia Solidária do Município, Lindicassia Nascimento, a Diretora de Proteção Básica do município, Adriana Lopes, e a Diretora de Mulheres e Direitos Humanos, Cinthia Matos. “Espaços como esse são de construção, ou de reconstrução. Quando não sabemos nosso espaço e nem o mínimo do nosso direito, acabamos reproduzindo nossa desvalorização”, afirma Matos.
Serviço de Convivência para Mulheres
O CRAS Malvinas está com inscrições abertas para a retomada do grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), espaço que proporciona troca de experiências e fortalecimento dos direitos da mulher. As inscrições iniciam a partir das 15h desta quarta-feira, 23, na sede do equipamento>. As interessadas em participar, devem comparecer com os documentos de Identidade, CPF e comprovante de residência.