Representantes da gestão de Barbalha participaram, na manhã desta sexta-feira (11), de assembleia com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindimub) e com servidores da Educação do município para tratar sobre o reajuste salarial.
A reunião foi realizada no Cine Teatro, localizado na área central do município, e contou com a presença do Prefeito Guilherme Saraiva, do vice-prefeito, Everton Siqueira, da secretária de Educação do município, Jussara de Luna, do secretário adjunto da Educação, João Paulo Olegário, assim como do contador, Arthur André Pinheiro, da procuradora municipal, Dra. Ézera Pinheiro e de alguns vereadores. Além destes, estavam presentes representantes do Sindimub e servidores da Educação.
Na ocasião, foi apresentada pelo assessor contábil de Barbalha, Arthur André Pinheiro, toda a situação financeira do município. O prefeito Guilherme Saraiva anunciou aos profissionais da categoria do magistério um reajuste de 33,24% para o cumprimento do piso salarial daqueles que estão abaixo e de 11% para os demais níveis. Além disso, o chefe do executivo também informou a realização da progressão de nível para toda a categoria. “A gente tem feito um esforço muito grande, é uma categoria que a gente tem profundo respeito, é o motor do município em termos de futuro e de formação”, afirmou o prefeito.
O Sindimub, por sua vez, solicita um aumento linear de 33,24% em cima dos salários atuais, o que, de acordo com Arthur André Pinheiro, causaria um déficit no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de 4 milhões.
A Secretária de Educação, Jussara de Luna, ressalta que a pasta entende e considera justa a situação. Em contrapartida, também se preocupa com o déficit de aprendizagem dos alunos, que pode ser agravado por uma greve.
A Prefeitura de Barbalha tem investido consideravelmente na Educação do município. As escolas municipais foram equipadas com materiais essenciais para a realização do trabalho pedagógico, além de 2 milhões que já foram destinados a reformas de cinco instituições.