A população barbalhense continua sendo orientada sobre as medidas que devem ser adotadas para a prevenção do novo Coronavírus. A Secretaria de Saúde do município realiza blitz, abordando o público usuário de serviços essenciais sobre as medidas preventivas. Um espaço exclusivo para informações sobre a Covid-19 também foi montado para atendimento, em caso de orientação à população e potenciais pacientes.

 

Diariamente, é realizada fiscalização sobre o cumprimento do decreto municipal que estabelece regras sobre distanciamento em ambientes que prestam serviços essenciais; há disponibilidade de álcool em gel, além do acompanhamento dos serviços que podem atuar em regime de delivery ou drive thru. O município ainda realiza barreiras sanitárias nas entradas da cidade, controlando o fluxo, a fim de evitar que pessoas possivelmente contaminadas adentrem a cidade.

 

As equipes das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Serviços Públicos desenvolvem trabalho de educação também com servidores que atuam em serviços essenciais como coleta de lixo, poda de árvores e capinação. Os servidores que exercem atividade nos cemitérios, em especial os que lidam com sepultamento, passam por formação e recebem equipamento de proteção individual (EPI).