Mais de 130 garis que atuam na coleta de lixo, poda e varrição das ruas de Barbalha participam de capacitação, coordenada pelas secretarias de Saúde, de Meio Ambiente e Serviços Públicos. As formações ocorrem desde essa terça-feira, 19, no Auditório do Centro Administrativo do município. A iniciativa visa garantir o uso adequado do equipamento de proteção individual (EPI) e cuidados com execução das atividades, evitando contaminação pela Covid-19.

 

O trabalho está sendo desenvolvido com a presença de enfermeiros, psicólogos e fonoaudiólogo. Os profissionais são capacitados em grupos de dez, para respeitar o distanciamento, já que o curso ocorre de forma presencial. A medida também garante a continuidade da prestação dos serviços da categoria, tida como essencial. A população, inclusive, tem papel decisivo para a manutenção da saúde desses profissionais. Cuidados na hora de hora armazenar os resíduos sólidos, condicionamento correto de vidro no lixo e descarte correto de material potencialmente contaminado são determinantes para preservar a saúde desses trabalhadores.

 

Após as atividades com os garis, os trabalhadores que atuam nos cemitérios públicos também devem receber orientações, além dos EPIs já distribuídos.