A Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta informar que na manhã do dia 20.04.2020 recebemos a confirmação laboratorial do primeiro caso de COVID-19/NOVO CORONAVÍRUS no município de Barbalha, através do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará. A equipe da Vigilância em Saúde/Vigilância Epidemiológica, que já acompanhava o caso desde a notificação, realizou investigação epidemiológica junto aos profissionais de saúde e serviços envolvidos e aos familiares, reforçando as orientações sobre o isolamento, informações sobre cuidados gerais e monitoramento dos contatos.

 

Como não foi possível estabelecer vínculos epidemiológicos da paciente com pessoas doentes, o caso tem sido tratado até o momento como de transmissão comunitária. Destacamos que a paciente se encontra no seu domicílio em bom estado de saúde e estável.

 

Aproveitamos esse momento para reforçar junto à população a necessidade dos cuidados preventivos e da importância de permanecer em casa neste momento. Se todos fizermos nossa parte, iremos passar por essa pandemia da forma mais tranquila possível. A Secretaria informa que vem intensificando suas atividades preventivas e de combate ao COVID-19.