A segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 tem início nesta sexta-feira, 17, em Barbalha. Todos os pontos de vacinação permanecem abertos de 7:30 às 11:30 e de 13:00 às 17:00 horas. Contudo, a Secretaria de Saúde do Município chama a atenção para evitar aglomeração nas Unidades de Saúde da Família.

 

Esta fase da campanha insere novos grupos prioritários que devem se vacinar como: caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários. As categorias foram incluídas porque prestam serviços essenciais e estão mais expostas ao Covid-19.

 

Também estão incluídos no grupo de vacinação os profissionais das forças de segurança, portadores de comorbidades e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, jovens que cumprem medidas socioeducativas e profissionais do sistema prisional. Idosos e profissionais de saúde também podem continuar tomando a vacina.

 

Apesar de não ter eficácia contra o Coronavirus, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação da doença. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.