O município de Barbalha já passou dos 97% de cobertura vacinal para os idosos na primeira etapa da campanha contra o H1N1. Os dados atualizados nesta terça-feira, 15, constam no portal do Ministério da Saúde. Do total de 6.125 idosos estimados pelo Ministério, 5.982 já receberam as devidas doses. Para os profissionais de saúde, segundo grupo que consta nesta primeira fase da campanha, o índice ultrapassa os 87%, e 1.842 doses já foram aplicadas em um público de 2.106 pessoas.

 

A Secretaria de Saúde do Município, através do setor de imunização, adotou estratégias de agendamento vacinal nas Unidades de Saúde da Família. Os Agentes Comunitários de Saúde aplicaram o calendário estabelecido pelos enfermeiros de cada equipe a fim de evitar aglomeração nos postos. Além disso, também foi usada a estratégia de vacinação domiciliar para as pessoas com mais de 80 anos ou com problema de deslocamento.

 

A partir de sexta-feira, 17, as equipes se preparam para a segunda etapa da campanha contra o vírus H1N1. Na oportunidade, além dos idosos e profissionais de saúde, devem se vacinar profissionais da área de segurança, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, portadores de comorbidades, povos indígenas, privados de liberdade, profissionais do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.