Encerrada a programação das campanhas “Janeiro Roxo” e “Janeiro Branco”, promovidas pela Secretaria de Saúde de Barbalha. O fechamento da programação ocorreu nessa sexta-feira, 31, com atividades no Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito do Arajara. A iniciativa foi desenvolvida da Atenção Primária em parceria com a Vigilância em Saúde e o setor de Mobilização Social, em celebração ao Dia Nacional de combate à hanseníase.

 

O momento se desenvolveu com uma palestra educativa sobre os sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento da hanseníase. Logo depois, foi trabalhada a saúde mental, com o público presente, através do cordel e arte popular capoeira.

 

Apesar do encerramento das campanhas, os trabalhos devem continuidade na rede de saúde do município. Os profissionais que atuam em Barbalha também participaram de treinamentos sobre aspectos epidemiológicos, etiopatogenéticos, classificação, diagnóstico e tratamento da Hanseníase, além da prevenção de incapacidades, promovidos Escola Técnica do SUS (ETSUS).