Barbalha será homenageado pela Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, no carnaval do Rio de Janeiro de 2020. O anúncio foi feito, oficialmente, neste sábado, pelo prefeito Argemiro Sampaio, durante pronunciamento ao povo barbalhense pela celebração dos 173 anos de emancipação política do município. A cultura de Barbalha será levada à Sapucaí, e também será estabelecido um intercâmbio para fortalecer o carnaval local.

 

Uma comitiva da agremiação que faz parte do grupo de acesso do carnaval do Rio de Janeiro está em Barbalha, desde ontem, 16, visitando pontos históricos e conhecendo a cultura local para compor o samba enredo, montar carros alegóricos e fantasias. Na escola, tudo ainda está em fase de estudo, mas o carregamento do Pau da Bandeira, festa de Santo Antônio e a cultura de engenhos serão exibidos ao mundo, através do desfile.

 

A iniciativa é resultado de interação feita pelo prefeito Argemiro Sampaio e deverá levar, além da cultura local, cerca de 200 pessoas para desfilar no evento. A parceria não resulta em custos para os cofres do município. A própria escola tem orçamento oriundo de apoios governamentais do estado do Rio de Janeiro e patrocinadores privados.