“Desbravamos a mata e realizamos, hoje, um sonho de mais de 50 anos: abrimos uma nova via, que permitirá melhor fluxo tanto para seus moradores quanto para os visitantes do Caldas”, disse o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, nesta quinta-feira, 15, ao inaugurar a Rua José Antoni Ideni Soares Sampaio, o Didi de Cazé. O evento, que contou com a presença de familiares do homenageado, autoridades, como o vice-prefeito Ernandes Garcia, e da comunidade, faz parte da programação alusiva à Semana do Município, que se encerra no próximo domingo, 18.

Em seu discurso, disse que a homenagem a Didi de Cazé é justa, por merecimento, por idoneidade e por ele ter feito parte da história do Caldas. “Estamos reverenciando a memória de um homem que fez o bem”, lembrando, no momento, parte do Hino de Barbalha, de autoria de Maria Alacoque Sampaio, que faz referência a estes:

“…Canta Barbalha os que batalham em teu favor.
Canta Barbalha aos céus um hino de gratidão!
Canta Barbalha os que passaram fazendo o bem
Canta Barbalha os que lutaram como heróis…”

Argemiro Sampaio destacou, ainda, a importância do Caldas para o Município e disse que, até o fim de sua gestão, além da água de boa qualidade que está levando a todo o pé de serra, dotará aquele Distrito de saneamento básico. Na ocasião, informou que estaria recebendo, à noite, equipe do Rio de Janeiro, da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, que cantará Barbalha em 2020 e o Caldas terá sua ala especial no desfile.

Em nome da família do homenageado, o vereador Vevé Siqueira disse que, por justiça e coerência, a obra é motivo de elogios, “pois há anos o Caldas necessitava de melhor mobilidade, tendo em vista o seu crescimento e o aumento cada vez mais significativo de habitantes e visitantes”. Agradeceu ao colega Rildo Teles a iniciativa de dar à via o nome de Didi de Cazé, “um homem simples e muito estimado por todos”.

Para o vereador Rildo Teles, Argemiro Sampaio “entra para a história do Caldas com esta obra que reverencia a memória de muitos dos seus moradores que já não estão mais aqui, mas que, por mais de 50 anos, almejavam este benefício tão importante”. Segundo ele, a obra foi possível graças à vontade política do prefeito Argemiro e, emocionado, disse que a homenagem a Didi Cazé é “referenciar a memória de um homem do bem”.

O vice-prefeito Ernandes Garcia agradeceu ao vereador Rildo Teles a homenagem a Didi de Cazé, e aos demais vereadores, que apoiaram a iniciativa. “Para mim, este é um momento de felicidade e de agradecimento, pois Didi tem uma história de vida marcada pelo seu agir humanitário, pela união e bondade”. Em seguida, houve o descerramento da placa, na entrada da nova rua, com a participação dos estudantes da Escola Bom Jesus, do Caldas, que entoaram o Hino de Barbalha.