A Festa de Santo Antônio é marcada pela fé e cultura do seu povo. A missa solene, às 8 horas do próximo domingo, na Igreja Matriz, não é diferente. O ofertório de produtos extraídos da terra, a bênção da bandeira de Santo Antônio e o cortejo do Pau Mirim, com cerca de 150 crianças e adolescentes, fazem parte desses momentos especiais que marcam a abertura oficial dos festejos ao Padroeiro de Barbalha.

Enquanto isso, desde às 6 horas da manhã, cerca de 200 carregadores participam do Cortejo do Pau da Bandeira, que sairá do Sítio Flores (de onde foi extraído o mastro) à Igreja Matriz, com chegada prevista para o fim da tarde. É o ponto culminante. Milhares de curiosos se acotovelam para ver o cortejo. Finca-se o mastro, a bandeira é hasteada. As homenagens a Santo Antônio estão só começando.

Segurança – A segurança será reforçada, de modo especial no “Domingo do Pau da Bandeira”, garante o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio. Ele informou que cerca de 400 homens entre policiais militares e segurança privada vão estar de prontidão. Além disso, o Centro Histórico estará cercado por tapumes e haverá revista para evitar entrada de armas. O Demutran também estará atento para facilitar o acesso aos locais de maior concentração popular.