Na manhã de sexta-feira, 17, os carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio foram até o Sítio Flores cortar a árvore que servirá de mastro para erguer a bandeira do santo. Desde as primeiras horas da manhã, os carregadores se reuniram e seguiram com destino à mata. Os populares definiram que um angico de 26 metros e 2,5 toneladas fará as vezes de protagonista da festa.

 

O cortejo para o corte começa quando eles passaram pelo Mercado Central de Barbalha, tomaram um caldo e, em frente à Igreja Matriz, receberam as bênçãos do pároco, como manda a tradição. Depois de ser cortado e tirado da mata, tem seus galhos retirados, é descascado e fica descansando na Cama do Pau onde o perderá líquido e fique mais leve para o cortejo pelas ruas de Barbalha no dia 02 de junho.

 

Nesta segunda-feira, 20, conforme o secretário de Cultura e Turismo, Rômulo Sampaio, serão recebidas, junto ao IBAMA, cerca de 200 mudas nativas. Elas serão replantadas visando a preservação da mata nos trechos em que foram retirados mastros para a festa, nos últimos 17 anos. A iniciativa envolve as Secretarias de Cultura e Turismo e a de Meio Ambiente, cumprindo termo de ajustamento de conduta junto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que trata sobre a preservação da natureza.