A população adulta de Barbalha participou de orientação sobre os cuidados para combater e prevenir a hipertensão. No dia 26 de abril, data estabelecida como marco para o combate e prevenção à doença, os Postos de Saúde da Família de Barbalha realizaram atividades voltadas para esse fim.

No PSF do bairro Malvinas, a Secretaria de Saúde realizou ação junto à comunidade com palestra e orientação sobre os cuidados para evitar a doença. Iniciativas com alimentação adequada, atividades físicas regulares e hábitos saudáveis são primordiais para evitar a doença, que atua de forma silenciosa.

A Hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas e estima-se que atinja em torno de 25 % da população adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. A doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Por isso, a Prefeitura de Barbalha chama atenção e disponibiliza toda a rede de saúde para prevenção e tratamento da hipertensão.