No próximo dia 5, Barbalha vai promover a Conferência Municipal de Saúde. O evento será aberto às 8 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz tendo como tema “Democracia e Saúde”. As discussões já serão resultado das pré- conferências realizadas nos seguintes locais: Caldas, Arajara, Estrela e no Centro da cidade.

Nas pré-conferências, são escolhidos quatro delegados, que passam a representar os anseios da população perante as Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Saúde.

Nesta edição, os temas trabalhados serão: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta temática para o evento é um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.