O município de Barbalha recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, a primeira unidade oncológica da região do Cariri. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Secretaria de Saúde do Município. O novo equipamento deve promover atendimento e identificação precoce do câncer infanto-juvenil.

Os agentes comunitários de saúde de Barbalha serão a porta de entrada para o serviço. Eles foram capacitados para perceber características durante atendimento nas residências das famílias e caso haja necessidade, encaminhe para o centro e em confirmada a enfermidade, o paciente será encaminhado para tratamento.

A agilidade no diagnostico é o principal fator positivo na implantação do centro, conforme a coordenadora do IACC, Fátima Regina Torres. Ela conta que há dez anos vem sonhando com algo do tipo e nos dois últimos dois anos o sonho entrou em fase de concretização e hoje é uma realidade.

O atendimento no ambulatório será realizado na quinta-feira de cada semana. A expectativa é que a cada dia cinco pessoas sejam atendidas, conforme o diretor da UFCA- Barbalha, Cláudio Gladstone. Ele revela que há uma grande demanda reprimida, mas a partir da normalização serão observadas a necessidade e possível ampliação no volume do atendimento.