Na manhã desta terça-feira, 26, a Prefeitura de Barbalha realizou um evento para orientar a população sobre os cuidados no combate à Laishmaniose. A equipe compostas por alunos da Etsus, profissionais do PSF Bulandeira, agentes de endemias, agentes de saúde e Vigilância Sanitária atuou no Posto de Saúde da Família do Bairro Bulandeira em conjunto com os profissionais daquela unidade, fortalecendo a mensagem. A iniciativa da Secretaria de Saúde do município visa orientar a população sobre a gravidade da doença, que pode levar à morte.

Conforme a enfermeira, Rosa Mirtes, integrante da equipe do PSF da Bulandeira, cuidados como a higienização, a remoção de entulhos e destinação adequada do lixo, em especial frutas, evitam a proliferação do mosquito transmissor. A enfermeira Mirtes orienta que caso perceba inchaço na barriga, febre ao final da tarde, falta de apetite e perda de peso a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar os exames, e caso seja confirmada a contaminação, o tratamento.

 

Além dos eventos trabalhando a prevenção, a Secretaria de Saúde de Barbalha tem atuado com orientação casa a casa, através dos agentes comunitários de saúde e de endemias. O carro fumacê também tem desenvolvido trabalho de dedetização em locais recomendados. A exemplo de outras doenças, como a dengue, também na leishmaniose é de fundamental importância a limpeza das residências.