Com vistas aos cuidados que os homens devem ter com o próprio corpo, a Secretaria de Saúde de Barbalha está atuando de forma diferenciada durante a campanha do Novembro Azul. Durante todo o mês, o município trabalha com o slogan “Na Terra de Santo Antônio a prevenção é a melhor solução”. São iniciativas de estímulo aos homens com cuidados preventivos, principalmente com o câncer de próstata.

A secretaria está desenvolvendo a campanha com orientações, buscas ativas, além de realizar o dia “D”, em 21 de novembro, que marca o ponto alto das ações preventivas. Nesta data haverá um ciclo de palestras e atividades com os trabalhadores que atuam na secretaria de Meio Ambiente e população em geral.

Um jogo de futebol também deve marcar a data e atrair os praticantes para realizar os exames preventivos, caso estejam dentro da faixa etária, orientada pelo Ministério da Saúde. A coordenadora da Atenção Básica do Município, Aline Alencar, orienta que além do exame do PSA é necessário que haja uma desmistificação sobre o exame do toque retal.

O município está com atendimentos especiais em Postos de Saúde da Família em horários diferenciados em localidades como Caldas e Alto da Alegria. A intenção é orientar o público que os cuidados devem ocorrer de novembro a novembro desde os primeiros anos de vida.