Começa nesta sexta-feira (19), a I Mostra de Bandas Cabaçais de Barbalha. O evento é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Escola de Saberes de Barbalha (Esba).

A Mostra, que ocorre até sábado (20), é uma oportunidade para pesquisadores e população discutirem a preservação do patrimônio cultural da região, como as bandas cabaçais e de pífano.
A abertura ocorre na manhã do dia 19, no pátio da Escola de Saberes, às 8h30min. A programação segue durante todo o dia, com rodas de conversa sobre condição e reprodução das bandas e a transmissão do patrimônio. Na sede da Secretaria de Cultura, às 17 horas, ocorrerá a oficina de instrumento, seguida do encerramento com as bandas São Pedro e Santa Liduína.

Confira a programação completa:

  • Dia 19, sexta-feira

8h30m – Abertura (Pátio da Esba)

9h às 12h – Mesa: Condições de produção e reprodução das bandas (Auditório da Esba)

14h – Roda de conversa: A transmissão do Patrimônio (Auditório da Esba) | Oficina de instrumentos (Secretaria de Cultura)

17h30min – Encerramento (Pátio da Esba)

  • Dia 20, sábado 

8h30m – Abertura (Pátio da Esba)

9h às 12h – Roda de conversa: A música e o músico, história de vida e experiências musicais (Auditório da Esba) | Oficina de instrumentos (Secretaria de Cultura)

14h – Reunião da Salguarda (Auditório da Esba) | Oficina de instrumentos (Secretaria de Cultura)

16h30min – Homenagem às bandas (Auditório da Esba)

17h30min – Encerramento (Pátio da Esba)

 

Serviço
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Rua da Matriz, 25, bairro Centro

Escola de Saberes de Barbalha
Rua Senador Alencar, 368, bairro Centro