Uma grande caminhada será realizada na Cidade de Barbalha dentro das atividades do “Outubro Rosa”. O ato está marcado para esta quarta-feira (17), às 07 horas e 30 minutos, e visa chamar a atenção da população sobre a importância  da prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

 

O movimento vai reunir servidores das Secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Governo, entidades de classe e diversos segmentos populares em prol da prevenção e combate às doenças. Desde o início do mês, a Prefeitura de Barbalha vem desenvolvendo ações educativas em conjunto com as entidades para ampliar o alcance da campanha.

 

Nas escolas, as crianças têm sido uma ferramenta estratégica para levar a mensagem até os pais. As Equipes de Saúde da Família também têm realizado busca ativa junto às comunidades que tenham mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário.

 

Para realizar os exames, as mulheres devem se dirigir a um Posto de Saúde da Família (PSF) de sua preferência e marcar a data para o procedimento na Policlínica em Barbalha.

O resultado dos exames é rápido e, de acordo com o diagnóstico, a Secretaria de Saúde disponibiliza o tratamento.