Neste mês de outubro, a Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha “Outubro Rosa”. A iniciativa tem como objetivo alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância de realizar exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e de útero,

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais comum entre mulheres, representando cerca de 28% dos novos casos por ano. Apesar disso, o público masculino também é acometido em 1% das ocorrências. Para 2018, o Inca estima que 59.700 casos sejam diagnosticados.

Durante todo o mês, a sociedade civil, empresas e instituições são estimuladas a aderirem à campanha. No Cariri, a estátua do Padre Cícero, no Horto, é iluminada com uma luz rosa, referente à cor da iniciativa.

Em Barbalha, profissionais da área da saúde iniciaram a mobilização incentivando equipamentos da saúde, hospitais e escolas a decorarem seus ambientes com o laço cor de rosa. Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Aline Alencar, o principal objetivo é que a população participe ativamente da campanha, e as mulheres se conscientizem sobre o autoexame.

Além disso, Aline reitera que o Centro de Saúde Materno Infantil de Barbalha é responsável por atender a população feminina no período noturno, a fim de que o horário de trabalho não seja um problema para o cuidado à saúde.

Centro de Saúde Materno Infantil
Rua da Matriz, s/n, Centro, Barbalha