Os usuários do serviço de saúde de Barbalha estão sendo atendidos mesmo se não conseguir a ligação para marcação prévia de consultas. A informação é da secretária de saúde do município, Pollyana Callou, que também chama atenção para a necessidade de se registrar no Programa Mais Saúde. Algumas questões pontuais já eram esperadas por conta do processo de adaptação da população ao novo método.

 

Com o início do processo de transição do anterior sistema de marcação de consultas para o novo sistema do programa Mais Saúde, alguns usuários têm tido dificuldades para o uso do aplicativo ou para conseguir a ligação para o 0800 088 0800. A Secretaria informa que quando a chamada não é atendida ela será retornada pelo operador, ou o paciente pode efetuá-la minutos depois.

 

Para quem não puder realizar o procedimento eletronicamente, a consulta pode ser marcada presencialmente no posto de saúde referente à área de cobertura de cada localidade. E até que ocorra o processo de adaptação do sistema, as pessoas que buscam atendimento de saúde estão sendo atendidas e orientadas sobre esses procedimentos pelos profissionais de saúde.

 

O agendamento é aplicado nos casos consultas eletivas, quando não há urgência no atendimento. Nos casos de emergência, o paciente tem prioridade e não necessita de qualquer procedimento para comparecer ao posto de saúde mais próximo para atendimento necessário.

 

A expectativa é que em até 90 dias todo o processo já esteja dentro do funcionamento devido resultando na extinção de filas, procedimentos mais rápidos, acompanhamento do histórico do paciente, exames e procedimentos com especialista sem burocracia e até a entrega e medicamentos na casa do paciente que tenha dificuldades de locomoção.