A prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmou uma parceria importante com a empresa Matrunita, considerada uma das maiores exportadoras de mel da América Latina. De acordo com o secretário adjunto da pasta, Junior Sampaio, serão formulados projetos de incentivo  aos produtores de mel do município de modo a fomentar a economia local.

A empresa possui mais de 20 anos de experiência na exportação de mel de abelhas para países da Europa e América Latina. Junto da prefeitura, a Matrunita irá auxiliar na profissionalização dos apicultores (produtores de mel) desde o aprimoramento da colheita, até o melhoramento genético das abelhas de modo a garantir o sucesso de uma boa produção.

De acordo com os organizadores, o município, até o ano de 2015, era capaz de produzir em torno de 890 mil reais em mel por estação contando apenas com quatro apicultores. Com a aplicação de projetos neste segmento, a expectativa é que esse número cresça e leve a cidade ao ranking das maiores produtoras do Nordeste.