Este mês é dedicado mundialmente à Prevenção do Suicídio, recebendo a denominação de “Setembro Amarelo”, onde a cor representa a luta pela vida. A Secretaria de Saúde de Barbalha, através do Centro de Atenção Psicossocial Paulo Duarte Sampaio (CAPS III), está desenvolvendo atividades no intuito de alertar a população sobre esse problema.

Por ser um tabu, o tema precisa ser discutido como um caso de saúde pública. A cada ano, cresce o número de mortes dessa natureza. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Para isso, são necessárias ações de prevenção e orientação.

Em busca dessa conscientização, o CAPS III vem promovendo ações nas praças e ruas de Barbalha, em eventos como a marcha no Desfile Cívico de 7 de Setembro e o Projeto  “Escuto histórias de vida”, na praça Engenheiro Dória.

 

Confira abaixo as próximas ações:

14/09 – 14h – Palestra no auditório da Universidade Federal do Cariri, Campus Barbalha. Palestrantes: Moema Alves Macedo, Mestre em Psicologia e Professora da Unileão e Psicóloga do CAPS III. Ivancildo Costa Ferreira, Dr. em Psicologia, Professor da Unileão e Psicólogo do NASF Juazeiro. Liliane Maria Saraiva – Gestora em Saúde Pública, Psicóloga e Coordenadora do CAPS III.

16/09 – 8h – Panfletagem e alerta à população em frente ao CAPS III

19/09 – 8h – Blitz no Centro – Alerta e Orientação da população.

29/09 – 8h – “Paneloterapia” – Passeata com uso de panelas para alertar sobre a importância da vida.

SERVIÇO

Secretaria de Saúde de Barbalha

CAPS III – Dr. Paulo Duarte Sampaio

Tel: (88) 3532-1179