A profissionalização como forma de oferecer à população o ingresso no mercado de trabalho, sobretudo aos segmentos menos favorecidos. Esta é uma das iniciativas da Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, que promove cursos em diversas áreas. Agora mesmo, está sendo realizado o curso de corte e costura, contemplando 20 mulheres assistidas pelo programa Bolsa Família.

 

Com 200 horas de duração e instrutores capacitados para a formação das participantes, o curso envolve aplicações em corte de tecidos e confecção de peças. Profissionais com esse tipo de conhecimento técnico no mercado caririense alcança remunerações entre um e três salários, conforme seu desempenho.

 

A intenção, de acordo com a titular da pasta, Efigênia Garcia, é desenvolver o potencial delas para, em um futuro próximo, terem assegurados trabalho e renda. “Após o curso, essas mulheres poderão desenvolver atividades remuneradas o que garante mais dignidade e autoestima, além de uma fonte de renda extra para suas famílias”, destaca a secretária.