Barbalha e, de modo especial, a grandiosidade da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio foram a pauta, hoje, 18, de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília.  O prefeito da cidade, Argemiro Sampaio Neto, teve a oportunidade de mostrar o potencial do evento e sua contribuição para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia do Município, o que o credencia a pleitear o reconhecimento da festa como “a abertura dos festejos juninos no Nordeste brasileiro”.

Na presença de representantes dos Ministérios da Cultura e do Turismo, pediu o apoio governamental que, conforme ressaltou, permitirá a revitalização e a transformação da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio na maior manifestação do gênero no mundo. Citando números, deu ênfase à circulação de até 500 mil pessoas pelas ruas da cidade, durante o evento, e a participação efetiva dos grupos culturais com cerca de dois mil integrantes. “Esta festa é o orgulho do barbalhense”, disse.

Argemiro Sampaio destacou novidades que marcarão a festa, como a implantação do “ingresso social” – através de cadastro biométrico, todos os barbalhenses terão acesso gratuito aos grandes shows que ocorrerão no Parque da Cidade, reunindo artistas e bandas de renome nacional; o casamento coletivo, no dia 11 de junho, cujas noivas chegarão à cerimônia em carros antigos; e a homenagem a personalidades que marcaram o “Pau da Bandeira”, que darão nomes aos palcos onde haverá shows simultâneos ao carregamento do Pau da Bandeira, em 28 de maio.

A audiência pública sobre a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha foi requerida pelo deputado cearense Raimundo Gomes de Matos. Além do prefeito Argemiro Sampaio, representaram o Município, na ocasião, o secretário de Governo, Cícero Santos, e o ‘capitão do Pau da Bandeira’, Rildo Teles.

de Santo Antônio. A iniciativa do debate foi do deputado cearense Raimundo Gomes de Matos.