Logotipo da Prefeitura Municipal de Barbalha
Logotipo do PPA Cidadão

Nos ajude a planejar uma Barbalha melhor. Dê sua sugestão e construa conosco o Plano Plurianual 2018-2021.

O que é o Plano Plurianual (PPA)?

O PPA é um instrumento de planejamento governamental previsto no art. 165 da Contituição Federal, regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1988. Destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do município, o PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos. O PPA é aprovado pelo Poder Legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. O Plano Plurianual identifica quais são os objetivos e prioridades do governo, organiza os objetivos em programas, identifica os órgãos responsáveis pelas ações governamentais e integra tudo com o orçamento do município.

E o PPA Para o bem de todos?

O PPA Cidadão é uma ferramenta de participação popular onde o cidadão sugere novas ideias para o Plano Plurianual 2018-2021 de Barbalha. Com o objetivo de ampliar os mecanismos de participação popular no debate de assuntos de interesse municipal, serão realizadas reuniões públicas para a discussão e troca de ideias a respeito do planejamento do município. São as sugestões do povo retornando como benefícios para o povo.

A atual gestão municipal, desejando ampliar o debate e diminuir a distância entre a prefeitura e o cidadão, utilizará também a internet como um meio de coleta de informações, sugestões e novas ideias. Assim, o cidadão que não puder participar das reuniões públicas, poderá colaborar sem sair de casa.

Quem elabora o Plano Plurianual?

O Plano Plurianual 2018-2021 está sendo elaborado sob a coordenação da Secretaria de Governo - SEGOV. Além da SIGLA, todas as secretarias e órgãos do município estão participando da elaboração do PPA.

Cronograma do PPA Cidadão

A Prefeitura Municipal de Barbalha estabeleceu a meta de entregar o documento final do Plano Plurianual até o dia 20 agosto de 2017 para aprovação do Poder Legislativo. Até lá, serão realizadas quatro audiências públicas, além de outras quatro audiências em órgãos e secretarias. Através da internet, o cidadão poderá participar e enviar sua sugestão até a data de 10 de agosto.   Confira o cronograma:
  • Data: 8 de Agosto de 2017
Local: Auditório da Associação do Caldas Horário: 8h Comunidade: Arajara e Caldas  
  • Data: 8 de Agosto de 2017
Local: Escola Sebastião Santiago - Estrela Horário: 14h Comunidade: Estrela, Arajara e Centro  
  • Data: 10 de Agosto de 2017
Local: Escola Almiro Cruz - Santana Horário: 8h Comunidade: Santana  
  • Data: 11 de Agosto de 2017
Local: Cine Teatro Municipal de Barbalha Horario: 19h Comunidade: Sede

Deixe sua sugestão

Agora, que você já conhece o PPA e já sabe como participar, deixe sua sugestão! Todas as propostas serão lidas, organizadas por assunto e encaminhadas ao prefeito e à equipe responsável pela elaboração do PPA.







Ajude-nos a divulgar o PPA Cidadão

Quanto mais pessoas participarem do PPA Cidadão, mais completo ficará o Plano Plurianual de Barbalha. Ajude-nos a ampliar a divulgação, conversando com familiares e amigos e divulgando através das redes sociais.