O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 30/08/1838
Emancipação Política: 17/08/1846
Gentílico: BARBALHENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: SUL CEARENSE
Microrregião: CARIRI
Distância para a capital: 504 KM

Dados de características geográficas

Área: 608,16
População estimada: 75033
Densidade: 123,38
Altitude: 414
Clima: TROPICAL
Fuso Horário: (UTC-3)
Em 30 de agosto de 1838 é criado pela lei provincial n° 130 o distrito de Barbalha, subordinado ao município do Crato. Em 17 de agosto de 1846, data de sua emancipação política, o então distrito é desmembrado do Crato e elevado à condição de vila com a denominação de Barbalha, pela lei provincial nº 374.

Em 30 de agosto de 1876 foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 1740. Contava apenas com o distrito sede (Barbalha).[17]

Pelo ato estadual de 15 de setembro de 1904, é criado o distrito de Cajazeiras e anexado ao município de Barbalha. Tal distrito recebe nova denominação em 30 de Dezembro de 1943 pelo decreto-lei estadual nº 1.114, passando a denominar-se Arajara. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o município é constituído de dois distritos: Barbalha(sede) e Arajara, permanecendo desta maneira até 1991.

Em 23 de abril de 1991, é criado pela lei municipal nº 1.147 o distrito de Estrela. Este é anexado ao município de Barbalha e em divisão territorial datada de 1 de junho de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Barbalha (sede), Arajara e Estrela, permanecendo assim até o ano de 2005.

Pela lei municipal nº 1.499, de 28 de fevereiro de 2002, é criado o distrito de Caldas dentro município de Barbalha. Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de quatro distritos: Barbalha (sede), Arajara, Caldas e Estrela.

Na Sede, os principais bairros são: Centro, Bairro do Rosário, Bairro de Fátima, Cirolândia (nome dado em homenagem a Ciro Gomes), Populares, Malvinas, dentre outros. No Distrito Estrela, há alguns sítios: Lagoa, Sítio Estrela, Novo Horizonte, Venha-Ver, Bulandeira etc.



Fonte: IBGE
Aludindo à Barbalha, comentava João Brígida em 1865: ‘com vinte anos de existência não tem um graveto com que acender o lume, nem uma gota d’água com que molhar a guela. E não está situada nos pampas da Cisplatina. É que o solo tem o seu dono, que reserva as matas para o seu uso, a água corre em delgados fios e tem o seu senhorio. Quem de uma e outra cousa precisa, vai mendigar. Foi triste lembrança criar uma vila em terrenos que pertencem a particulares”.
Nascida realmente em terrenos particulares, sob o signo de uma verdadeira prosperidade econômica, dentro da qual se desenvolveu uma sociedade laboriosa, afortunada e nobre, a cidade de Barbalha originou-se nas terras do capitão Francisco Magalhães Barreto e Sá, casado com D. Maria Polucena de Abreu Lima, sergipana, em Vila Nova, o qual, obtendo licença do visitador Manuel Antônio da Rocha, em 5 de março de 1778, erigiu uma capela sob a invocação de Santo Antônio, dando-lhe o patrimônio de meia légua de terras e gados, cujo templo foi sagrado pelo padre.
Festa de Santo Antônio
O maior festejo popular da cidade acontece no mês de junho e é alusivo ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. A festa dura em média 15 dias e é uma das maiores festas juninas do Brasil. Além da realização da tradicional trezena religiosa em homenagem ao santo padroeiro, ocorrem os festejos sociais como a quermesse e shows de grande porte no Parque da Cidade.[91] A festa tem início com o dia do Pau da Bandeira, tradição local com mais de 100 anos de existência. Neste dia, o primeiro da Festa de Santo Antônio, os homens devotos vão às cinco horas da manha em busca do mastro, previamente escolhido e preparado, em um sítio localizado no pé da serra há 6 km de distância do centro da cidade. Acompanhados por uma multidão de pessoas, os homens trazem o Pau da Bandeira nos ombros até a frente da Igreja Matriz de Santo Antônio para hastear a bandeira do padroeiro e simbolizar que a cidade está em festa.


Os Penitentes
Ponto importante a se enfatizar no contexto cultural e religioso barbalhense é o Grupo dos Penitentes. Os integrantes desta manifestação religiosa se auto-flagelam (mortificação do corpo) como meio de atingir a salvação da alma após a morte. Embora o auto-flagelo seja a principal expressão que demarca esta irmandade, as penitências são mais diversificadas, incluindo longas caminhadas ao mesmo tempo em que rezam, mendicância itinerante, privações materiais, etc. Pode-se dizer que esta irmandade é uma forma de exteriorização da religião católica na Região do Cariri, já que, além de Barbalha, também aparecem em Juazeiro, por exemplo. Os Penitentes fazem parte do roteiro explorado pela Organização da Festa de Santo Antônio.


O Reisado
O Reisado é uma brincadeira, uma espécie de teatro nômade, em que um grupo de brincantes se conta uma narrativa que não tem começo ou fim e não é determinada, pois pode mudar por diversos motivos. Segundo os brincantes: "Uma viagem que vem do começo do mundo". Durante a andança, ocorrem paradas, espécies de pontos de checagem, ocasiões em que contam para aqueles ao redor, interagindo com eles, sobre o que aconteceu na viagem até o momento. Manifestação popular que junta os aspectos lúdico (cômico) e heroico (épico).Os brincantes interpretam reis, rainhas, santos ou guerreiros.


Festas locais
Cada localidade do Município tem seu padroeiro e a respectiva festa. Comumente também se hasteia um pau da bandeira. No Distrito da Arajara se homenageia a Imaculada Conceição; No Sítio Lagoa, a padroeira é Santa Luzia;[100] No Distrito Estrela, o santo patrono é São João Batista,[101] assim como no Brejão. Embora com as diferenças de dimensão e pequenas peculiaridades de cada localidade, os festejos tem o rito bastante parecido com o do Pau da Bandeira de Santo Antônio.


Cine teatro
O Cine Teatro Neroly Filgueira abriga diversos acontecimentos culturais, de entretenimento e, por vezes, até políticos. Em outubro de 2011, por exemplo, se deu no local a Mostra de Cinema Infantil.[102] Já em novembro de 2012, ocorreu o Festival de Teatro Barbalha Cênica,[103] com a apresentação de diversas peças, com grupos de teatro de diversos locais da Região do Cariri. Ademais, acontecem algumas aulas de teatro no local.


Canções em homenagem à cidade
Devido aos seus inúmeros fascínios, a cidade ganhou homenagens de vários músicos de peso, criando verdadeiros hinos não oficiais. Todavia é na época da Festa de Santo Antônio de Barbalha embalada pela animação popular que duas grandes músicas se destacam; A primeira é a Festa de Santo Antônio, de Luiz Gonzaga,[105] conhecida nacionalmente e a segunda música, Linda Barbalha de Alcymar Monteiro.[106] Ambas extrapolam os limites de simples canções sendo consideradas hinos da identidade cultural da cidade a estufar o peito de seus cidadãos de orgulho.

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

HINO

Canta Barbalha a tua fé cheia de esplendor.
Canta Barbalha as esperanças do teu porvir.
Canta Barbalha as alegrias que hão de vir.
Canta Barbalha a caridade que diz amor!

Terra querida, és nossa vida tudo daremos em teu favor.
Terra de Santo antônio, o nosso grande protetor!
Terra de Santo antônio, o nosso grande protetor!

Canta Barbalha a beleza dos palmeirais.
Canta Barbalha de tuas fontes o marulhar.
Canta Barbalha este teu valeu sem fim, sem par.
Canta Barbalha os teus verdes canaviais!

Canta Barbalha os devotados à instrução.
Canta Barbalha as tuas lutas cheias de ardor.
Canta Barbalha os que batalham em teu favor.
Canta Barbalha aos céus um hino de gratidão!

Canta Barbalha os que passaram fazendo o bem.
Canta Barbalha os que lutaram como heróis.
Canta Barbalha os que brilharam quais lindos sóis.
Canta Barbalha essa saudade que a gente tem!

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 3 dia(s)

Sectur divulga o resultado preliminar do Edital de Ornamentação da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio 2024

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) , divulgo [...]

#Educação Há 3 dia(s)

SME lança programa inovador em parceria com SESI e FIEC para promover o ensino de robótica em Barbalha

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Barbalha, em parceria com o Serviço Social d [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Barbalha alcança mais de 250 famílias beneficiadas pelo Programa Ceará Sem Fome

A Prefeitura Municipal de Barbalha, através da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento S [...]

#Audiência Há 3 dia(s)

Prefeitura de Barbalha lança formulário para participação popular no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU)

A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, [...]

#Transparência Há 4 dia(s)

Comunicado da Comissão sobre Vistorias do Leilão Público em Barbalha

A Comissão de Acompanhamento, Vistoria e Avaliação do Leilão Público de bens considerado [...]

#Saúde Há 4 dia(s)

Prefeitura de Barbalha realiza procedimentos odontológicos inéditos na Região do Cariri

A Prefeitura Municipal de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, alcançou um marco s [...]

#Obra Há 4 dia(s)

Seinfra e Seurb finalizam obras de pavimentação e construção da passagem molhada no Sítio Coité

A Prefeitura de Barbalha anuncia o término das obras de pavimentação do Sítio Coité. Ini [...]

#Agricultura Há 8 dia(s)

SDA divulga lista de agricultores beneficiados pelo programa Garantia Safra 2022/2023, referente ao mês de Abril

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) de Barbalha, em parceria com a Superintend [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito