O prefeito Argemiro Sampaio apresentou aos barbalhenses as ações e projetos desenvolvidos nos primeiros 100 dias de gestão. O ato aconteceu na noite de ontem, 10, no Cine Teatro. Após detalhar a dívida do Município – mais de R$ 22 milhões, ao tomar posse, mostrou-se otimista e pronto para mudar Barbalha. Somente em projetos cadastrados nos Ministérios são cerca de R$ 15,6 milhões e em emendas parlamentares mais R$ 4 milhões, basicamente para serem aplicados em saúde e infraestrutura.

Argemiro citou outros números importantes para o Município e fatos que marcaram este começo de governo, como o fim da greve da Saúde, com quase 2 anos de duração; o reajuste de 7.6% aos professores, enquanto o Governo do Estado deu apenas 2%; abertura da Escola de Tempo Integral e de creches. Destacou também o aumento de 70% nas vagas para a Educação Infantil, o retorno de mais de 3 mil alunos às salas de aula, este ano; e o transporte gratuito para os universitários.

O prefeito deu ênfase ao fato de Barbalha ter sido o primeiro município do Ceará a pagar o precatório do Fundef a mais de 2 mil professores, injetando mais de R$ 15 milhões na economia local. Citou, ainda, as articulações para a vinda de recursos aos Hospitais, que resultaram na liberação de R$ 11 milhões, anualmente. Na oportunidade, fez agradecimentos a parlamentares cearenses que teem contribuído, efetivamente, não só neste caso dos hospitais mas também com a alocação de verbas para o Município.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO – a maior do Mundo

“Vamos fazer com que Barbalha tenha a maior festa popular do Nordeste e a maior de Santo Antônio do Mundo”, garantiu o prefeito, ao lançar o maior programa de Ingresso Social do país. Serão 15 mil vagas, permitindo aos barbalhenses a entrada gratuita na festa, por meio do cadastro biométrico. “Trata-se de um projeto inovador, ousado, que realizaremos com a iniciativa privada e, provavelmente, com o apoio do governo do estado, com quem já mantivemos os primeiros contatos”, enfatizou Argemiro.

Anunciou que será realizado o “Pré Pau”, numa alusão à festa do Pau da Bandeira, que abre, oficialmente, a Festa de Santo Antônio em Barbalha. Já no sábado, 3, na Noite da Solteirona, Waldonys e a dupla Ítalo e Reno serão as atrações. No domingo, a programação acontecerá em três palcos, em diferentes pontos da cidade. Enquanto isso, as quermesses, que tradicionalmente reúnem as famílias barbalhenses, terão no lugar na Praça da Estação.

Serviço: O cadastramento biométrico que dará ao barbalhense o acesso gratuito à Festa de Santo Antônio começa a ser feito já na próxima segunda-feira, 17 de abril, no Parque da Cidade. São necessários documentos de identidade e de residência.