O prefeito Argemiro Sampaio presidiu, na tarde de hoje, 12, a solenidade de lançamento do projeto Futsal Sesc, em Barbalha. Com a presença da garotada, familiares, comunidade e autoridades, como o vice-prefeito Ernandes Garcia, ele disse da alegria em tornar a ideia uma realidade, depois de muitas dificuldades enfrentadas. “São 125 crianças e adolescentes que vão se qualificar na prática esportiva e receber lições de cidadania”, destacou o Prefeito, acrescentando que novas conquistas virão, como o projeto Mesa Brasil e muitos cursos profissionalizantes, tendo em vista que a cessão do prédio (antigo CSU) para o Sesc tem validade de 60 anos.

O projeto é gratuito e disponibiliza todo o material, como uniformes, mochilas, tênis, bola, dentre outros. Sua importância é ímpar, pois além do incentivo ao esporte, possibilitando a descoberta de novos talentos, tira seu público alvo da ociosidade, das ruas, onde vive em meio à vulnerabilidade social. “Este é o 24° núcleo do projeto, que vai ao encontro da marca Sesc, que é servir, transformando e formando cidadãos”, enfatizou o coordenador da iniciativa, o ex-atleta da seleção brasileira de Futsal, Manoel Tobias. Há 11 anos, ele está à frente desse legado que será deixado para crianças e jovens brasileiros e, agora, incluídos os barbalhenses.

As boas-vindas foram dadas pelo secretário de Esportes e Juventude de Barbalha, Epitácio Cruz, que destacou o empenho de Argemiro Sampaio para trazer o Sesc para o município, proporcionando esporte e lazer de qualidade às crianças e adolescentes da cidade. Também fez uso da palavra o representante do presidente nacional do Sesc, o assessor chefe de Gabinete, Hugo Leão, parabenizando Barbalha por receber “este projeto vencedor que une a experiência da instituição ao grande homem e desportista campeão, Manoel Tobias”. Ele disse que o sistema Fecomércio se sentia, naquele momento, orgulhoso de poder servir, a partir de agora, ao povo barbalhense.

Outro momento especial ocorreu durante a execução do Hino Nacional, que foi executado ao som da sanfona do cantor Fábio Carneirinho; e do Hino de Barbalha, pela tradicional Banda Batutas do Rosário. A festa não podia acabar diferente: foi realizada uma partida de futsal, na nova quadra, com a participação dos integrantes do projeto, que estavam ansiosos por esta estreia. A solenidade contou com a presença das gerentes das unidades Sesc Juazeiro, Elane Lavor, e de Crato, Eliane Aragão, do coordenador regional do Projeto, Fábio Bittencourt, dentre outros representantes da instituição.